Menu


Perguntas Frequentes

FAQ - Frequently Asked Questions



Perguntas Frequentes (FAQ - Frequently Asked Questions)



1. Perguntas Gerais

1.1. O que é o CaridadX?

O CaridadX é um site de Ajuda Coletiva, onde as pessoas criam causas para amigos ou parentes em necessidade (ou para elas mesmas) e outras pessoas podem ajudar a causa criada.

1.2. O que é Ajuda Coletiva?

Ajuda Coletiva é o termo usado para se ajudar pessoas coletivamente via doações pela Internet. É como Compras Coletivas, mas nesse caso para fazer o bem, e ajudar pessoas em necessidade.

1.3. Tem um vídeo que tira todas as minhas dúvidas?

Sim. Por favor veja essa entrevista da PUC-Rio, onde o entrevistador tira muitas das dúvidas escritas aqui.
YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ocfwjdybATI
PUC-Rio:
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/Video/Economia/Grupo-cria-startup-de-capital-coletivo-para-causas-sociais-27080.html

1.4. Por que usar o CaridadX?

Com a grande difusão do uso da tecnologia pelo mundo, principalmente a difusão das redes sociais, foi possível observar que várias pessoas se unindo por uma causa nas redes sociais podem fazer a diferença. Uma das formas de ajudar é com ajuda financeira, e muitos sites na Internet foram criados para esse fim. Esse tipo de filosofia de ajuda é chamado em inglês de crowdfunding (traduzindo para o português, financiamento coletivo). O CaridadX é um site de crowdfunding voltado para caridade.

1.5. O que é Crowdfunding?

Crowd = multidão. Funding = financiamento. A tradução literal de crowdfunding é "financiamento pelas multidões". Crowdfunding foi um termo cunhado por volta de 2006 que resume o comportamento social de várias pessoas (uma multidão) se unindo para financiar um objetivo comum. Muitos ajudando com pouco resulta em uma grande ajuda. A diferença financeira para cada um que doou é pequena, mas para a causa que recebeu todas as doações a diferença é grande. Para mais informações sobre crowdfunding ver definição no Wikipedia.

1.6. Quais são os links na Internet do CaridadX?

Website: http://www.caridadx.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/CaridadX
Twitter: http://twitter.com/CaridadX_
Blog: http://blog.caridadx.com.br
Google+: http://plus.google.com/+CaridadxBrasil
YouTube: http://www.youtube.com/user/CaridadX
SlideShare: http://www.slideshare.net/CaridadX
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/caridadx
Instagram: http://www.instagram.com/CaridadXBrasil

1.7. Qual é o objetivo do CaridadX?

Ajudar pessoas em necessidade.

1.8. Tem um objetivo mais amplo?

Sim. Ajudar pessoas em necessidade através da tecnologia. Fazer o bem, sabendo a quem. É o uso da tecnologia (internet e redes sociais) para fazer o bem. Acreditamos que o CaridadX será o principal meio de ajuda para pessoas em necessidade no Brasil e em outros países.

1.9. Como faço para me cadastrar no CaridadX?

Clicando em “LOGIN” ou em “CRIE SUA CAUSA”. Após clicar em uma dessas opções, uma janela de cadastro aparecerá.

1.10. Quais são as formas de cadastro?

Você pode criar um novo cadastro com seu e-mail e uma senha. Ou pode usar o "Login com Facebook" se tiver Facebook e preferir fazer o login com Facebook. Também pode escolher "Login com Google" se tiver conta no Google (Gmail).

1.11. Como faço para criar uma Causa?

Clicando em “CRIE SUA CAUSA”. A criação de uma causa é grátis. Serão necessárias algumas informações sobre a causa, como descrição, objetivo (ou meta), dias para o final e pelo menos uma foto (pode ser vídeo também).

1.12. Como faço para doar para uma Causa?

Basta clicar na causa que você quer doar e escolher o botão “DOE AGORA”. Existem vários meios de doação, que são explicados na seção “3. Perguntas sobre Pagamentos e Doações”.

1.13. Como posso saber que a Causa é verdadeira?

Essa é uma das principais preocupações da equipe do CaridadX. O CaridadX é um site para doação. Doações Coletivas. Ter uma causa falsa no site seria muito danoso para a credibilidade do projeto, por isso monitoramos as causas para sabermos sobre a veracidade. Também quase sempre é possível ver links adicionais na descrição e na área de “Comentários” das causas para que as pessoas obtenham mais informações, como o contato da pessoa que criou a causa, links de notícias e páginas no Facebook se houverem.

1.14. Mas com milhares de possíveis causas, como vão monitorar todas?

Certamente. Podemos monitorar atualmente pelo site estar no começo, mas sabemos que no futuro o site terá milhares, talvez milhões de causas, e será mais difícil monitorar uma a uma. Mas mesmo nesse caso o poder das redes socias se auto-regula. Como as causas geralmente têm um prazo para acabar, no decorrer desse prazo será possível saber mais sobre a causa. E ao final do prazo, quando o valor arrecadado for repassado para a família criadora da causa, nós nos certificamos ainda mais uma vez da veracidade dos dados.

1.15. Quem está por trás do CaridadX?

Um grupo de alunos, professores e profissionais da área de informática e empreendedorismo social. O projeto começou com 3 pessoas, hoje conta com 5 pessoas, e está crescendo. Para saber mais sobre quem somos ver esse link.

1.16. Quais são os termos de uso do serviço?

Os termos de uso do serviço estão no site, através da opção “TERMOS DE USO”. Podem ser consultados aqui.

1.17. Existem vídeos que possam explicar como o site funciona visualmente?

Sim, por favor veja aqui: Tutoriais CaridadX.


2. Perguntas sobre Cadastro

2.1. Como faço para criar um cadastro no site?

Clicando em “LOGIN” ou em “CRIE SUA CAUSA”. Após clicar em uma dessas opções, uma janela de cadastro aparecerá.

2.2. Esqueci minha senha, como devo proceder?

Ao fazer o login, haverá uma opção escrita: “Redefinir Senha”. Clique nessa opção e siga os passos. Após você digitar seu endereço de Email, um Email será enviado para você com instruções de redefinição de senha.

2.3. Preciso criar um cadastro (ter um login) para criar uma causa?

Sim.

2.4. Preciso criar um cadastro (ter um login) para doar para uma causa?

Sim.

2.5. Posso criar uma causa para outra pessoa?

Sim. Geralmente é isso que acontece. Um parente ou amigo geralmente que ajuda a pessoa em necessidade criando uma causa. Mesmo para bebês que precisam de ajuda (como por exemplo, doença rara ou cirurgia), as mães e pais criam as causas.

2.6. Posso deixar comentários de encorajamento para a causa?

Sim. Na área de “Comentários” da causa, que fica logo acima da foto (ou vídeo).

2.7. Tem algum vídeo que mostra como é o cadastro no site?

Sim, por favor veja aqui: Tutoriais CaridadX - Como Fazer o Cadastro.


3. Perguntas sobre Pagamentos e Doações

3.1. Como faço os pagamentos / doações para as Causas?

Através dos meios eletrônicos de pagamentos. É como se fosse um pagamento para uma compra na Internet. É como compras coletivas (só que para ajudar pessoas e fazer o bem).

3.2. Quais são os meios de pagamento aceitos pelo site?

São aceitos todos os meios de pagamento eletrônicos, ou seja, cartão de crédito, boleto bancário e depósito em conta. São aceitos também (mas não é obrigatório ter o cadastro) os seguintes meios de pagamento eletrônicos: Paypal, Pagseguro, MOIP e Iugu.

3.3. Os valores solicitados nas causas vão para o destino mesmo que a meta não seja atingida?

Sim. Essa é uma das principais diferenças de um site de crowdfunding de caridade (como o CaridadX) e um site de crowdfunding tradicional (não para caridade). Os sites de crowdfunding tradicionais não repassam o valor arrecadado caso a meta não seja artingida. No caso do CaridadX qualquer valor arrecadado é repassado, pois entendemos que trata-se de ajuda, para pessoas em necessidade, e nesse momento qualquer valor ajudado é importante.

3.4. Caso a meta da causa não seja atingida o dinheiro volta para quem doou?

Não. todos os valores arrecadados são repassados para a causa após o seu término. Ver a resposta da pergunta 3.3 acima.

3.5. Como posso saber que o dinheiro vai para a causa no final?

Esse é o principal objetivo do CaridadX. Fazer o bem sabendo a quem. O projeto só tem sentido se os valores arrecadados forem para quem precisa. Como o valor só é repassado para o criador da causa após a data de término, esse repasse é feito pela equipe do CaridadX, através de transferência bancária, portanto há uma dupla certificação de que os valores arrecadados vão para as pessoas que precisam.

3.6. Quanto tempo depois do fim da causa o dinheiro vai para a causa?

Em até 5 dias úteis. Esse prazo é devido ao prazo que os meios de pagamento liberam os pagamentos e doações.

3.7. Existem taxas dos meios de pagamento?

Sim, existem taxas de todos os meios de pagamentos. Essas taxas variam de 3% a 8% ou 9%, podendo até chegar a mais, por exemplo 10% ou 11% dependendo de alguns fatores e dependendo do valor que foi pago. As empresas de meios de pagamentos (empresas de cartão de crédito, bancos e empresas de pagamento eletrônico como Paypal, Pagseguro, MOIP e outras) vivem dessas taxas, portanto é uma taxa que não tem como não pagar. Para um comparativo resumido das taxas cobradas por cada meio de pagamento, ver o seguinte link.

3.8. Existem taxas do site?

Sim. Todos os sites de crowdfunding sobrevivem de uma percentagem dos valores arrecadados. Essa taxa varia de 5% a 10%, podendo chegar em alguns casos até a 12%. A taxa é para manter a plataforma e as pessoas que trabalham.

3.9. Qual é a taxa do CaridadX?

A taxa do CaridadX é 7%. Tentamos cobrar o mínimo possível, mesmo com esse valor não é possível manter todos os custos de informática e de pessoas.
Obs.: Por mais de um ano o projeto não cobrou taxas, contou com a ajuda de empresas e pessoas físicas. Para mais sobre esse histórico, ver postagem no Blog CaridadX.

3.10. Se com 7% das causas o CaridadX não tem como sobreviver, como sobrevive?

Ainda através da ajuda e doação de outras pessoas.

3.11. Então o valor que vai no final para a causa é menor que o que é mostrado nas páginas?

Sim. É assim que funcionam todos os sites de crowdfunding. O que é mostrado na tela é o valor bruto, o que vai para a causa no final é o valor líquido, descontado todas as taxas e impostos.

3.12. Eu conheço a pessoa que criou a causa, posso fazer o pagamento direto para a conta dela?

Sim. Mas na verdade o CaridadX veio para facilitar isso, portanto sugerimos que você faça a doação através do CaridadX, assim soma-se à causa e as outras pessoas virão que estão ajudando. Entendemos que em um momento de necessidade toda ajuda é importante e bem vinda, portanto não há impedimento de se doar diretamente, até encorajamos isso se for de sua preferência, muitas vezes colocando também os dados bancários da causa na área de descrição ou de comentários. Entendemos que toda a ajuda para quem está passando por necessidades é importante.

3.13. Por quê seria melhor usar o CaridadX?

Por vários motivos, entre eles:
a) Acreditamos que é mais fácil (pois o site facilita as operações complexas bancárias, nós faremos com que a doação chegue até a família em necessidade).
b) É importante que o criador da causa veja que tem gente doando (ele vê por ser o criador da causa).
c) As outras pessoas que querem doar pela Internet poderão ver que outros estão doando e que a meta está sendo atingida, portanto se sentindo parte do objetivo alcançado.
d) Porque pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo podem doar, o CaridadX permite que não apenas os parentes amigos próximos ajudem, mas qualquer um.
e) Para colaborar no que chamamos de “Orgulho Coletivo” em ajudar.
f) Porque você estará ajudando uma pessoa em necessidade diretamente, sabendo quem você está ajudando.
g) Porque você poderá acompanhar as evoluções da causa, as mensagens de atualizações sobre a causa, e as mensagens das outras pessoas que ajudaram.
h) Porque você fará a diferença para a vida de uma pessoa.

3.14. Quero doar mas quero permanecer anônimo, é possível?

Sim. Na tela de doação há uma opção “Eu quero que a minha contribuição seja anônima”, clique nessa opção para ficar anônimo.

3.15. Quero ajudar uma causa, mas não com dinheiro, como faço?

Toda a ajuda é bem vinda. Em todas as causas há o link da pessoa que criou a causa (fica na área logo abaixo do cabeçalho do site, onde está também o nome da causa). Clicando no link do nome da pessoa que criou a causa você poderá deixar uma mensagem direta para ela. Além disso, em todas as causas existem links adicionais de contato, como página do Facebook, página com vídeo ou algum link com notícia, dessas formas sempre é possível saber mais sobre a causa e contactar diretamente a pessoa que criou a causa. Encorajamos todos os meios de ajuda.


4. Perguntas sobre Contatos

4.1. Como faço para entrar em contato?

Clique em “CONTATO”, que se encontra no rodapé do site, CONTATO.

4.2. Tenho dicas para dar para o site, como faço para enviar?

Por favor, envie pela área de contato.

4.3. Achei um bug (mal funcionamento) no site, como faço para reportar?

Desde já agradecemos. Por favor envie pela área de contato.

4.4. Eu conheço uma pessoa ou uma empresa que pode ajudar o projeto de vocês, posso recomendar o contato?

Sim, por favor. Estamos precisando. ☺