Todos os anos, nas proximidades da Páscoa ou do Natal, grupos de voluntários de todo o País se reúnem para distribuir presentes e chocolates a crianças carentes. E foi justamente numa ação como essa que a advogada Lorayne Claudino se apaixonou pelas crianças do Parque Nacional do Superagui. “Fui com um grupo levar doces no dia das crianças e adorei o carinho com que as comunidades nos acolheram. Também notei que praticamente todas as crianças tinham algum tipo de problema bucal, sendo as cáries o mais comum. Então convidei amigos e dentistas e fizemos nossa primeira ação em novembro de 2013”, relembra Lorayne. Na ocasião, o grupo de 18 pessoas, entre elas quatro dentistas, atenderam aproximadamente 40 pessoas em duas comunidades: Barbados e Massarapua.
De lá para cá, já foram quatro viagens de atendimento, com o profissionalismo e a atenção dada às comunidades melhorando a cada visita. Hoje, cada viagem reúne em Curitiba, no Paraná, 40 voluntários, dos quais 10 são dentistas, cada um com seu auxiliar. Em um ano de projeto, o Barco Sorriso já atendeu 14 comunidades, totalizando 327 pessoas, entre as quais 181 são crianças menores de 12 anos.
O Barco Sorriso tem como objetivo acompanhar a evolução do tratamento das pessoas já atendidas e, é claro, fazer o atendimento de saúde bucal chegar a mais comunidades. Para isso, o grupo precisa de ajuda financeira.
Cada viagem de atendimento dura dois dias e custa em média R$ 4,5 mil, dependendo do número de ilhas incluídas no roteiro. O barco que leva os voluntários é alugado e fica 48 horas à disposição do grupo. Fora isso, o projeto tem gastos com deslocamento de Curitiba à Paranaguá, combustível extra para emergências em alto mar e alimentação de 42 pessoas (incluindo os dois marinheiros do barco) durante dois dias.
A 6ª viagem de atendimento do Barco Sorriso acontece nos dias 20 e 21 de junho, de centenas de crianças contam com a boa vontade e solidariedade de pessoas como esse grupo de voluntários e como você, que sentiu vontade de ajudar essa causa. Faça sua doação em qualquer valor. Os moradores das ilhas do Superaguí e de Guaraqueçaba serão eternamente gratos.
Para saber mais sobre o Barco Sorriso entre na fan page do projeto:
https://www.facebook.com/BarcoSorriso